segunda-feira, 21 de maio de 2012

SUA SAÚDE NO INVERNO


Como fugir da comida calórica que faz sucesso no tempo frio



Com o frio, tendemos a escolher aquela comida que dá uma sensação de conforto. 


Nutricionistas lembram que no inverno é mais fácil engordar, mas também é mais fácil emagrecer, se você resistir guloseimas e se exercitar.

Com o frio a fome aumenta, um perigo para a saúde. E o pior é que é fome seletiva: o corpo pede aqueles alimentos mais calóricos, mas não precisa ficar se culpando: a ciência explica. “Não deveria comer, mas a gente come. Aí come um, come dois, come um monte”, diz a aposentada Ercília das Neves.
Sentar à mesa e degustar os sabores da estação é programa de família. “Só parei por vocês. Eu não pararia nem um instante”, comenta um senhor.
Mas por qual razão é tão prazeroso comer quando o inverno chega? Saiba que tem explicação científica. O corpo humano precisa manter uma temperatura entre 36°C e 37°C para funcionar sem problemas, reduzindo o risco de infecções. Quando o ambiente esfria, o organismo age para conservar a temperatura interna. Para isso, queima mais energia. E a fome aumenta.
A quantidade de energia extra que a pessoa vai precisar para manter a temperatura do corpo nessa época do ano depende de cada um. Mas um adulto saudável vai gastar, em média, 200 calorias a mais por dia. O difícil é segurar a onda, controlar a gula quando se tem por perto uma mesa farta. “Você quer coisa melhor do que o porquinho, com aquele torresminho”, aponta a protética Sandra de Oliveira Reis.
Com o frio, nós tendemos a escolher aquele tipo de comida que dá uma sensação de conforto. “Geralmente, nós acabamos optando pelos alimentos que vão fornecer mais calorias e energia, que realmente são os alimentos ricos em gordura e açúcares, que são os carboidratos”, explica a nutricionista Camila Leonel.
O pãozinho de cada dia junto com o fondue de queijo, por exemplo, vira vilão. “Nós temos que tomar cuidado. Porque se eu faço esse consumo de energia aumentado e não tenho um gasto compatível, eu posso ter como efeito colateral um ganho de peso, uma alteração de pressão, uma alteração das taxas de gordura no sangue”, aponta a nutricionista.
Se você exagerou nas garfadas, tente compensar.
Os nutricionistas lembram ainda que no inverno é mais fácil engordar, mas também é mais fácil emagrecer, se a pessoa resistir as guloseimas e se exercitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário